Pesquisar este blog

28 de ago. de 2014

Qual área optar? DESIGN DE GAMES/JOGOS DIGITAIS

Qual área optar? 
DESIGN DE GAMES/JOGOS DIGITAIS



É a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet. Para desenvolver esses games, o profissional observa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social. Pode desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresarias. O profissional de design de games cuida da estética, dos cenários, do roteiro, dos níveis, dos personagens e da parte multimídia do game. Também determina o grau de dificuldade do jogo para não deixar nem tão fácil nem muito difícil. O Designer de Games, também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos, basicamente é a pessoa que cria o conceito e projeta jogos.

Grade Básica Geral de Cursos de Design de Games
·         Dramaturgia / Roteiro;
·         Teoria do Game Design;
·         Level Design;
·         Design Criativo;
·         Marketing;
·         Núcleo de Projeto de Sistemas;
·         Arte;
·         Negócios;
·         Desenho;
·         Escrita.

Crescimento do Mercado de Games
O panorama para quem quer trabalhar no desenvolvimento de games não poderia ser mais favorável. De acordo com o Ibope, 23% dos brasileiros, ou 45,2 milhões de pessoas, são jogadores assíduos ou eventuais. O país já representa o quarto maior mercado mundial, que deve crescer a uma taxa de 7% ao ano até 2016.

Salário inicial: R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 
(fonte: prof. Marsal Ávila Alves Branco, da Feevale).
Atuação e Mercado de Trabalho:
Este profissional atua em empresas de software especializadas no desenvolvimento de jogos. Também pode atuar desde sua casa prestando serviços para empresas localizadas fora do Brasil.

Game Designer

A designer de jogos é uma pessoa que desenha gameplay , conceber e projetar as regras e estrutura de um jogo. Muitos designers iniciar sua carreira em departamentos de testes, outros papéis no desenvolvimento de jogos ou em condições de sala de aula, onde os erros de outras pessoas pode ser visto em primeira mão.
·         Designer-chefe coordena o trabalho de outros designers e é a principal visionário do jogo. lead designer garante a comunicação da equipe, faz com que grandes decisões de projeto e apresenta projeto fora da equipe. Muitas vezes, o designer-chefe é tecnicamente e artisticamente astuto. Manter bem apresentada documentação também é da competência designer principal. designer de chumbo pode ser o fundador de uma empresa de desenvolvimento de jogos ou podem ser enviadas pelo editor, se o conceito do jogo é fornecido pelo editor.
·         Mecânica de jogo designer ou sistemas de designs de grife e equilibra as regras do jogo.
·         Designer de nível ou ambiente de designer é uma posição tornando-se destaque nos últimos anos. Nível designer é o responsável pela criação de ambiente de jogo, níveis e missões.
Sobre o Autor: João Thallis Lima de Melo - Atualmente sou um game design independente, fiz vários jogos e alguns cursos: 3D Game Studio - IPED, Ciência e Tecnologia - Fundação Getúlio Vargas e um Mini curso de Game Design.

Agradecemos imensamente ao Autor pela gentileza em compartilhar com nossos alunos sua experiência de vida. Muito Obrigada e Sucesso!

Patricia Ulmann - Gerente de Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário